Manifestação Abott’s - Defesa da Cinemateca Brasileira



A Abott's, associação brasileira que reúne os profissionais e empresas do setor de Over-the-Top, representadas pelos serviços online via Internet, divulgou uma manifestação sobre a Cinemateca Brasileira, em resposta ao recente incêndio em um galpão em São Paulo. 

A entidade propõe que o setor, representado pelas entidades sindicais e associativas, e demais interessados, sejam envolvidos na formação de uma Comissão Permanente de Controle do Patrimônio Público Cultural do Audiovisual, para que ações imediatas e permanentes sejam tomadas em defesa de todos os equipamentos públicos culturais.

Veja nota na íntegra:

Manifestação Abott’s - Defesa da Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira que, desde 1940, desenvolve atividades relacionadas à guarda, restauração e divulgação de seu acervo, com cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema. Trata-se de um patrimônio da nossa cultura e que deveria ter sido protegido pelos responsáveis por sua gestão e manutenção, sem medir esforços ou apresentar desculpas por omissões.

O incêndio que atingiu um galpão em São Paulo, no dia 29 de julho, tem sido apontado como uma tragédia anunciada. No entanto, pensamos que este acontecimento deve ser encarado como um chamado à sociedade brasileira - mesmo que tardio - para exigir que as autoridades públicas tomem as medidas necessárias para que eventos como este não ocorram mais.

A Abott’s, a associação brasileira que reúne o setor do Over-the-Top, representado pelos profissionais e empresas do audiovisual, vem a público manifestar seu repúdio ao abandono a que foi levada a nossa Cinemateca Brasileira e conclama à  para exigir que as autoridades públicas - representada pela Nacional do Audiovisual, pasta subordinada à Secretaria Especial da Cultura - de maneira urgente - que adotem medidas efetivas para que a sociedade brasileira possa ter de volta o seu patrimônio cultural e que convoque os representantes do setor do audiovisual, profissionais, produtores, artistas, empresas, entidades sindicais e associativas, e demais interessados, para a formação de uma Comissão Permanente de Controle do Patrimônio Público Cultural do Audiovisual, para que ações imediatas e permanentes sejam tomadas em defesa de todos os equipamentos públicos culturais.

Associação Brasileira de OTT - Abott’s